
O Aliança Bike Podcast recebe Marcio Canzian, fundador da Eletricz e um dos pioneiros na difusão dos monociclos elétricos no Brasil. Ele conta detalhes desse peculiar nicho de micromobilidade. Um segmento ao mesmo tempo apaixonante e desafiador do ponto de vista de negócio.
Canzian conta que o “grande sonho” da comunidade global é ver o monociclo se consolidar como esporte e, quem sabe, um dia, presença olímpica. Mesmo com uma vocação na mobilidade, os monociclos são utilizados esportivamente de várias formas, como em provas de velocidade, manobras, trilhas e até partidas de “pólo”.
No episódio, ele descreve o tamanho e as particularidades desse mercado de nicho no país: estima-se que existam hoje cerca de 50 mil monociclos em uso ativo no Brasil. Mesmo pequeno, o segmento chama atenção e já ganhou visibilidade em ações de alto impacto. O exemplo mais destacado é o desfile da Rosas de Ouro no Carnaval de 2019, quando um grupo de monociclistas coreografou na avenida. A experiência repercutiu, atraindo cobertura de grandes veículos de mídia e influenciadores.
Canzian, contudo, detalha por que, apesar da visibilidade, o monociclo elétrico ainda não se mostra sustentável como único pilar de negócio. Ele aponta o alto valor do produto, a margem reduzida pela carga tributária – que inclui 35% de imposto de importação, uma das alíquotas mais altas do setor – e a necessidade de um pós-venda “duplo”: além da assistência técnica, a equipe precisa acompanhar o processo de aprendizagem, orientar sobre segurança, uso de EPI e até apoiar emocionalmente quem enfrenta quedas e dificuldades na condução.
Ampliando o foco

Com a marca própria EZE, Canzian começa a colocar mais identidade nos seus modelos de elétricas
Diante dessas limitações e do crescimento expressivo das bicicletas elétricas no Brasil e no mundo, a Eletricz ampliou o foco para o mercado de duas rodas. Assim, busca maior volume e escala. A empresa, contudo, atua principalmente no varejo, importando e revendendo veículos elétricos de marcas consolidadas e atendendo um público que vê na bike elétrica uma alternativa de mobilidade.
Curadoria própria com a EZE
É nesse contexto que nasce a EZE. Marca própria criada para reunir produtos alinhados aos valores da empresa, com curadoria voltada às necessidades do mercado brasileiro. No podcast, Marcio explica, entretando, que a Eletricz permanece como marca varejista e referência em monociclos. A EZE é o braço voltado ao desenvolvimento de produtos com identidade própria. Ele projeta um futuro em que a EZE tenha um portfólio cada vez maior de modelos próprios. Desta forma, a Eletricz seguirá atendendo o nicho dos monociclos, como porta de entrada para quem deseja experimentar esse modo de transporte e de diversão.
Assista o ep. 71, Eletricz, no Youtube
Ouça o ep. 71 – Eletricz: Muito Além do Monociclo
Saiba mais sobre a Eletricz
Associe sua empresa à Aliança Bike
O post Eletricz, muito além do Monociclo apareceu primeiro em Aliança Bike.


