Nova regra proposta em janeiro desafia fornecedores de componentes
Com o apoio de ciclistas como Wout Van Aert e Chris Froome, a UCI (União Ciclística Internacional) vai testar uma nova limitação nos sistemas de transmissão das bicicletas de estrada. A medida estabelece um ganho máximo de 10,46 metros por pedalada — o equivalente a uma combinação de 54×11 dentes.
O objetivo da iniciativa é reduzir a velocidade média do pelotão, diminuindo, assim, o risco de acidentes durante as provas. A proposta surgiu a partir do grupo de trabalho SafeR, criado para aprimorar a segurança nas competições de ciclismo e foi pauta no #BicicletaNews em janeiro.
Nos últimos anos, tem sido comum ver atletas profissionais utilizando coroas maiores, com 58, 60 e até 62 dentes, o que possibilita velocidades mais altas em trechos de descida e sprint.
A decisão da UCI vem na esteira de outras regulamentações controversas, como a definição de uma largura mínima para guidões e a imposição de um limite máximo de altura para rodas utilizadas em competições.
Marcas como Sram e Shimano, principais fornecedoras de componentes para equipes da elite mundial, terão um prazo curto para se adaptar às novas exigências. A mudança também pode ter efeitos colaterais no mercado amador, influenciando tanto o desenvolvimento quanto a oferta de novos componentes.
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